Pages

Ads 468x60px

Apresentação

"Eu sou bacharel em Direito, formado pela Universidade São Francisco, Empresário e Pensador, aliás, penso mais do que faço. Meu silêncio é igual a meu cérebro processando imagens. Não gosto de injustiças, pessoas hipócritas e nem de moralistas. Meu objetivo é plantar sementes, não para obter mudas, mas mudanças na área da Segurança Pública, Política, Saúde e Educação."

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Projeto para remição da pena de presos


Desde 30 de junho de 2011, está em vigor, no Brasil, a Lei 12.433 que garante a remição da pena por estudo. Conectas, junto com a Pastoral Carcerária e o Instituto Sou da Paz, apoiaram a aprovação dessa lei, que corrige uma deficiência da Lei de Execuções Penais que, até então, garantia apenas a remição da pena pelo trabalho. 

A remição da pena por estudo segue a mesma proporcionalidade estabelecida para a remição da pena pelo trabalho, ou seja, a cada três dias de estudo, é descontado um dia de pena. Dessa forma, como os dias de aula têm duração de 4 horas, a cada 12 horas de estudo, será descontado um dia de pena.

Assim, se o preso trabalhar e estudar, a cada três dias ele terá dois dias reduzidos na pena e como se já não bastasse esta semana foi enviado ao Governo Federal uma proposta do governo que inclui esporte, leitura, cursos e oficinas como práticas educacionais.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e o Ministério da Educação (MEC) querem ampliar o conceito de atividade educacional para fins de remição de pena para os presos. A nova orientação permite, no limite, que até campeonatos de futebol ou horas de leitura em bibliotecas da cadeia sejam usados para abater no tempo de prisão.

Pela legislação, a cada 12 horas de estudo, o preso reduz um dia de pena. No entanto, a lei não deixa claro quais atividades são contempladas, listando apenas ensino fundamental, médio, superior e requalificação profissional, divididas, no mínimo, em três dias.

A proposta do governo inclui na lista de ofícios, leituras; esportes; cursos e oficinas no rol de atividades educacionais. Segundo a nota técnica, as ocupações precisam, no entanto, estar inseridas em um projeto pedagógico do estabelecimento penal ou de uma instituição de ensino. Deve constar ainda do pedido do benefício a modalidade da oferta, a instituição responsável, os referenciais teóricos e metodológicos, a carga horária, conteúdo e processos avaliativos. Os resultados de exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), também vão beneficiar os presos.

Ou seja, se o preso trabalhar, estudar e praticar esporte, a cada três dias ele diminuirá outros três na pena, assim, consegue a proeza de reduzir em 50% a sua punição, isso sem contar com todos os outros benefícios que já lhes são atribuídos.

Agora imaginemos que o preso não queira trabalhar por oito horas diárias, é só ele estudar quatro horas diárias que o efeito é o mesmo.

É muito interessante a preocupação dos governantes com a população carcerária, enquanto esses marginais roubam; matam; destroem famílias inteiras, continuam levando vantagens, e é claro os policiais, esses o governo tá foden..., mas não é a toa, saibam que para esse projeto vingar será injetado 1,1 bilhão de reais, não pensem que eles (o governo) está preocupado com os 60% da população carcerária que é analfabeta. Quanto mais as portas se abrem para os presos, mas se fecham para o povo do bem!  Isso é muito para minha cabeça...

EU TENHO VERGONHA DO MEU PAÍS